NO ESPELHO

Fique de frente para o espelho com os braços ao longo do corpo. Olhe para as suas mamas e procure por depressões, caroços ou quaisquer alterações. Repita o procedimento com os braços para cima e as mãos no quadril.

DEITADA

Mantenha os dedos esticados em cima do seu seio e pressione firmemente em movimentos circulares menores e maiores. Repita o procedimento para a mama esquerda.

TOQUE

Mantenha os dedos esticados em cima do seu seio e pressione firmemente em movimentos circulares menores e maiores. Repita o procedimento para a mama esquerda.

BANHO

Ao tomar banho, verifique se hácaroços ou endurecimento em suas mamas e axilas. Com asmãos ensaboadas, examine suasmamas usando o mesmo procedimento utilizado na posição deitada.

Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pelas próprias mulheres através do toque. O diagnóstico precoce é a maior arma para redução da mortalidade pelo câncer de mama, e independente da idade, todas as mulheres devem se observar para saber o que é e o que não é normal em seu corpo. Esteja atenta às mudanças em seu seio.

O QUE É OUTUBRO ROSA?

É um movimento mundial de conscientização realizado por diversas instituições sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
POR QUE OUTUBRO ROSA?

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos em 2018, com aproximadamente 2,1 milhão de casos novos. É a 5ª causa de morte por câncer em geral (626.679 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.
O QUE É CÂNCER DE MAMA?

É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.
QUEM DEVE FAZER EXAMES PERIODICAMENTE?

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde, anualmente. Entre 40 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e mamografia uma vez por ano.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME DAS MAMAS?

O autoexame das mamas faz parte das ações de educação para saúde que contemplam o conhecimento do próprio corpo, porém o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissionais de saúde qualificados para essa atividade.
O QUE É EXAME CLÍNICOS DAS MAMAS?

É um exame em que o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas de paciente com o intuito de identificar alterações.
O QUE É A MAMOGRAFIA?

É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. O exame permite visualizar pequenas alterações, mesmo que estas ainda não sejam palpáveis.
COMO A MULHER PODE PERCEBER A DOENÇA?

O câncer de mama pode ser percebido pela mulher através de um caroço, acompanhado ou não de dor.  A pele da mama pode ficar avermelhada, parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do peito. Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas. Lembre-se de que nem sempre essas alterações são sinais de câncer e caso seja câncer, o ideal seria ter feito o diagnóstico antes do aparecimento destes sinais, com a mamografia.
COMO A MULHER PODE SE PREVENIR?

Não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividades físicas podem ajudar na prevenção.  Além disso, a amamentação e o controle do peso corporal podem prevenir o câncer de mama.